Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mudança de padrão, ar seco e anticiclone

Após a passagem de uma fraco sistema frontal no sábado pelo litoral, ar mais seco e frio associado a um centro de alta de 1022hPa com rota marítima trouxe marcas de 10ºC para o RS neste começo de semana.

Mínimas no RS hoje:
  • Bagé..................................10,5ºC
  • Jaguarão..........................12,5ºC
  • Dom Pedrito....................12,6ºC
  • Livramento......................13,6ºC
  • Canguçu............................14,1ºC
  • Quaraí...............................14,3ºC
  • Chuí...................................15,6ºC
  • Caçapava do Sul..............15,6ºC
  • Alegrete............................16,7ºC
  • São Gabriel.......................17,5ºC


Uma mudança de padrão atmosférico deixa esta semana com tempo seco e grande variação de temperatura entre a manhã e a tarde.O cenário para março com esta mudança pode sinalizar uma grande diminuição de precipitação no sul do Rio Grande do Sul, onde as chuvas aumentaram em janeiro e fevereiro.
A circulação de umidade pelo centro de alta deve trazer maior cobertura de nuvens e até mesmo chuva fraca para a região litorânea ao longo desta semana.
Em São Gabriel e região haverá variação de nuvens nos próximos três dias, apartir do fim da semana o calor retorna na região assim como em todo RS.Veja abaixo a previsão para São Gabriel e munípios vizinhos em três dias:

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Umidade pode trazer chuva isolada

Um centro de baixa com valor de 1004hPa (imagem abaixo do MBAR) sobre a campanha gaúcha mantém a instabilidade na região.Chuva rápida que caiu neste manhã em São Gabriel pode ocorrer em pontos da Campanha e do Centro do RS.
No norte do RS podem ocorrer pancadas mais forte com chance de temporal, mas em caráter isolado.
Na região a máxima fica entorno dos 30ºC nos próximos dois dias, com variação de nuvens e chuva isolada, com alguns períodos de nublado com aberturas de sol, a mínima oscila entre 18ºC e 21ºC.




A chuva que caiu nos últimos dias serviu para aumentar os volumes das barragens que abastecem aqui a cidade de São Gabriel, que se encontravam baixas devido a irrigação das lavoras de arroz.Mas segundo o diretor muncipal da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) não haveria racionamento, pois a cabacidade das mesma conseguiriam manter a cidade abastecida por mais de 2 meses sem nenhuma precipitação.
Já em Bagé a chuva de ontem totalizou 22mm aliviando ainda a estiagem que já oerdura durante mais de 3 meses e onde o racionamento de água é de 13h diárias.

Mapas de dias sem chuva no RS

Chuva na região (21/02 a 24/02)

  • Rosário do Sul.............................................33,0mm
  • São Gabriel - Minha Casa..........................32,0mm
  • Rosário do Sul - PCD..................................31,0mm
  • Santa Margarida do Sul.............................30,0mm
  • São Gabriel - Inmet....................................28,2mm
  • Vila Nova do Sul..........................................16,0mm

Nos próximos 3 dias segundos os modelos os maiores acumulados devem ficar no leste e norte do RS com chance de até 75mm em alguns pontos isolados.No Conesul a região de Motividéu e partes de Santa Catarina podem ter mais de 80mm.
Uma frente fria avança pela costa no fim de semana, o que deve provocar a formação de instabilidade no interior do continente, pode chover forte de forma localizada. O ínicio da próxima semana será de ar mais seco aqui na região e de temperaturas mais baixas, ficando entorno dos 16ºC, as máximas sobem devido ar seco chegando aos 29ºC.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Instabilidade ganha força e chuva pode vir forte

A instabilidade ganha formça hoje com o aprofundamento de um sistema de baixa sobre o centro uruguaio e parte da fronteira do RS com o país cisplatino.
A chuva que já foi volumosa nos últimos dias pode vir de forma torrencial em alguns pontos do RS, com chance de tempestades conforme foi adianto aqui no último post.Não se descarta tempestades aqui na região.
As temperaturas não sobem muito entre hoje e amanhã, ficando a máxima entre 26ºC e 29ºC, a mínima não baixam ficando entre 18ºC e 22ºC.O céu vai estar nublado nos próximos dias com eventuais aberturas de sol apartir de sexta, pancadas de chuva de intensidade variada em alguns locais.

Chuva no RS, últimos dois dias:

  • Jari...........................................106,0mm
  • Getúlio Vargas........................101,0mm
  • Alegrete.....................................92,0mm
  • Santiago.....................................87,2mm
  • Novas Petrópolis......................67,0mm
  • Guabiju......................................65,0mm
  • São Gabriel...............................26,5mm
  • Santa Margarida do Sul............5,0mm
  • Vila Nova do Sul.........................3,0mm

A instabilidade predomina até no mínimo terça-feira da semana que vem.Como pode ser visto nos acumulados registrados alguns locais já alcançaram 100mm, mas as precipitações podem chegar a 150mm nos próximos dias, pricipalmente no litoral norte e numa faixa que vai desde São Borja a áreas do centro do estado.Mais de 100mm podem ser registrados em grande parte do RS e no extremo sul.
Em São Gabriel não se pode descartar até 100mm, como o GFS colocou em 3 rodadas de ontem.A região também deve ser afetada pela instabilidade da baixa no fim de semana, quando o sistema desloca-se para o mar, pdoendo dar origem a um ciclone extra-tropical no começo da próxima semana.
Bagé que é uns dos locais mais afetados pela estiagem pode ter mais de 50mm, sendo as precipitações mais abundantes no fim de semana com chance de temporais na região sudeste do RS.

GFS : precipitação 7 dias


Previsão do GFS para tarde de hoje indica grandes acumulados entre Alegrete e São Gabriel, com chance de até 60mm em 6 horas.

Instabilidade avançou pela fronteira oeste ontem, como também na última segunda feira. Sistema de baixa tra aporte de umidade amazonica para o norte e centro do RS.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Semana de instabilidade forte

Uma frente fria que trouxe 113mm de chuva em Costa del Plata no Uruguai no último sábado, se desloca pelo mar hoje.O sistema influência uma massa de ar quente e instável a produzir núcleos de chuva forte localizados com chance de tempestades de verão, com chance maior no oeste, centro, norte e serra.
Na região de São Gabriel entre terça e quarta a sensação será de abafamento, com temperaturas máximas entre 29ºC e 32ºC.A mínima fica entre 19ºC e 21ºC, o céu deve ter variação de nuvens com chance de pancadas isoladas e risco de temporal.Na quinta ainda haverá abafamento, mas devido maior cobertura de nuvens a temperatura varia pouco, com máxima de 28ºC e mínima de 22ºC.Os acumulados na região podem chegar aos 50mm até sexta-feira.
Temporais fortes podem ser registrados ao longo desta semana, que deve registrar altos volumes de chuva em alguns locais.O modelos WRF (animação abaixo) indica maior precipitação no oeste e norte do RS, principalmente nas áreas de fronteira com a Argentina.
O aporte de umidade pelo Jato de Baixos Níveis vai trazer ar bastantes úmido para o norte, centro e oeste do RS, justamente onde devem se concentrar os maiores acumulados.
Em regras nenhum local esta fora do risco de tempestades e de chuva extrema, nem São Gabriel e região. Existe o risco de 200mm de chuva em alguns pontos.
O modelo GFS indica muita chuva entre o norte e centro oeste gaúcho e centro argentino, onde pode chover entre 40mm e 180mm.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Fim de semana com possível instabilidade

A máxima ontem na Estação do Inmet em São Gabriel foi de exatos 34,0ºC, a maior máximas na Estações Automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia.
O calor que predomina tende a trazer marcas de até 36ºC aqui para São Gabriel e região.As mínimas giram entorno dos 18ºC.O fim de semana na região será de predomínio de uma massa de ar quente e úmida, mas como não haverá aporte de umidade de regiões tropicais a instabilidade pode existir em ponto muito isolados e sendo que a maioria dos locais não deve ter chuva.A tendência para São Gabriel é de predomínio de sol com variação de nuvens.
A chance de chuva nos próximos 3 dias se concentra principalmente no norte e na região serrana do RS.Mas os modelos indicam no sábado instabilidade maior no oeste do RS, com chance de chuva rápida, incluindo São Gabriel.
A nebulosidade varia sobre o estado gaúcho, enquanto uma frente fria se encontra sobre Buenos Aires. O sistema que traz na retaguarda ar mais frio e um centro de alta com valores de 1030hPa vai ficar praticamente estacionado sobre o Uruguai e Buenos Aires neste fim de semana, podendo trazer chuva forte e até temporais em núcleos isolados no país vizinho.No sudeste gaúcho existe a chance de chuva, principalmente no Chuí e em Santa Vitória do Palmar.
Radar de Ezeiza mostra instabilidade no Prata
O radar de Paraná na província de Entre Rios indica núcleos mais forte de chuva formados por um cavado.Tal instabilidade pode trazer chuva rápida entre hoje e começo de amanhã para região de Barra do Quaraí.
Ar mais seco influencia o tempo no sudeste gaúcho, mas a instabilidade tende a se generalizar nas demais regiões com chance de chuva forte no norte do RS e possibilidade de chuva junto com predomínio de nebulosidade nas demais regiões.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Explosão solar pode afetar a Terra

O període calmaria no sol terminou exatamente as 23h56min do dia 14 de fevereiro.Uma forte explosão na superfície solar junto ao grupo de manchas solares 1158 atingiu o nível X-2 na escala de fluxos de raios-x.
A maior explosão de raios X dos últimos 4 anos, "sacudiu" a atmosfera do astro ejetando uma grande quantidade de massa coronal que deve atingir a alta atmosfera terrestre nos próximos dias.
Essas partículas são comostas de bilhões de toneladas de gás ionizado que se desloca a mais de 2 milhões de km/h.Ao atingir a alta atmosfera da Terra excita os átomos de oxigênio e nitrogênio porovocando fantásticas auroras boreais.

Os raios X se propagam muito mais rápido que as outras partículas, devendo atingir a Terra entre o dia 17 e 18.Explosões deste tipo constumam causar blecautes, danificar eletrônicos sensíveis, prejudicando a transmissão de de energia elétrica, de sinais de TV e dos satélites que fazem a orbita da Terra podendo deixar alguns GPS's "malucos".

Saiba mais: Uma forte Tempestade Solar ocorreu em 2 de setembro de 1859.Esta tormenta solar foi a mais potente já registrada pela história da humanidade. Causou falhas no serviço de telégrafo em toda a Europa e América do Norte. O evento parece ter sido notado em 28 de agosto de 1859 quando foi possível perceber auroras boreais por quase toda América do Norte. Observou-se imensas cortinas de luz de Maine até a Flórida.Tal ocorrido ficou conhecido como Evento Carrington, provendo do astrônomo inglês Richard Carrington, especialista em machas solares.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Calor aumenta enquanto ar seco se afasta

Após uma manhã de temperatura baixas para esta época do ano, o sistema de alta associado a ar mais frio se desloca para o mar apartir de amanhã.







Mínimas no RS:

  • Jaguarão...................................11,8ºC
  • Bagé...........................................11,9ºC
  • Dom Pedrito.............................12,8ºC
  • Pelotas......................................13,0ºC
  • Rio Grande...............................13,2ºC
  • Livramento..............................13,2ºC
  • Santa Vitória do Palmar.........13,6ºC
  • Chuí...........................................13,7ºC
  • Camaquã...................................13,8ºC
  • Quaraí.......................................14,1ºC
  • Caçapava do Sul.......................14,2°C
  • Canguçu....................................14,3°C
  • São Gabriel..............................14,3ºC
  • Erechim....................................14,6ºC

Mínimas no Uruguai:

  • Flórida......................................8,4ºC
  • Mello.........................................8,8ºC
  • Rocha........................................9,5ºC
  • Durazno....................................9,6ºC
Em Mar del Plata na Argentina a temperatura baixou há apenas 4,8ºC, já no aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires a mínima foi de 12,6ºC.

-------------------------------------------------------------------------------
No domigo a presença de uma fraca frente fria pelo litoal influenciou a formação de um núcleo convectivo no interior do RS.A instabilida trouxe chuva de 2mm no Inmet de Alegrete e 3mm n Inmet de Livramento, indicando chuva forte pela imagem do radar de Santiago no interior destes munícipio.
Aqui em São Gabriel e região foi possível avistar as Cb's que formavam a popular ''barra'' na entrada do sol dando um aspecto até mesmo assustador.No topo das nuvens a camada de cirrus próxima a área do sol formou uma espécie de arco-íris no topo das mesmas.

------------------------------------------------------------------------------


Apartir de amanhã aumenta a chance de chuva na divisa com Santa Catarina e em parte do norte do RS.No dia 17 haverá um aumento de nuvens no oeste do estado atingindo também São Gabriel e a campanha, com circulação de umidade do anticiclone deve chover de forma localizada entre a região de Jaguarão e no litoral do RS, principalmente no litoral sul.
Em São Gabriel e região as máximas podem chegar aos 32ºC na quarta e na quinta, com mínimas batendo entre os 16ºC e 18ºC.Apartir da quarta haverá variação de nuvens com chance de pancadas isoladas.No começo da próxima semana se espera instabilidade mais generalizada com chance de chuva forte.



Não deixe de ver abaixo o post sobre a nuvem-escudo em São Gabriel

Nuvem escudo em São Gabriel na última quinta

Na última quinta-feira a circulação de umidade do ciclone que se formou próximo a costa sul do Rs trouxe pancadas de chuva para a região.Nuvens convectivas (cumulus congestus e cumulunibus) trouxeram chuva de forma localizada na cidade de São Gabriel.
Exatamente as 16:52 era vísivel na parte oeste da cidade uma possível formação tornádica para quem olhasse, até mesmo quem tem algum conhecimento meteorológico se permitiria a dizer no momento que era uma nuvem funil.Mas durante o tempo que a nuvem esteve no céu, cerca de 2 minutos, não houve rotação.Se tratando de uma nuvel-escudo.
Imagens:
Mesma instabilidade trouxe chuva de 4,2mm na Estação do Instituto Nacional de Meteorologia localizada próxima a margem do Rio Vacacaí.(Radar abaixo)
Casos de nuvem-escudo são facilmente confundidos com nuvens funil.As nuvem escudo se forma como resultado da precipitação e umidade da base da nuvem.
A nuvem funil por sinal se dá no "updraft" da nuvem, que é a entrada de ar quente no sistema convectivo.E sempre apresenta rotação.
Segundo o Serviço Meteorologico Americano, em seus treinamentos para observadores meteorlogicos, é respirar fundo e observar a nuvem por um minuto ou dois.
Falsa nuvem funil nos Estados Unidos

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Acumulados extremos e ciclone na costa

Após se converter em um ciclone, que deve ficar estacionário sobre entre a costa uruguaia e o litoral sul gaúcho nas próximas 48h, o sistema trouxe acumulados extremos para o RS, com registro de até 200mm no interior de Manuel Viana e de São Francisco de Assis.

O dia de hoje que tem chuva forte na região metropolitana e da serra, vai ser de chuva em praticamento todo estado do Rio Grande do Sul.A circulação de umidade do ciclone não permite inclusive descartar acumulados altos em pontos isolados.O sistema não chega a ser intenso e organizado e não chegou a provocar ventania conforme alguns órgãos da mídia falavam.
Devido a atmosfera instável não se descarta chuva inclusive na região de São Gabriel, onde os termometros devem beirar os 30ºC.Amanhã as temperaturas baixam mais devido a advenção de ar seco por parte do ciclone, o que vai trazer máximas entre 26ºC e 29ºC e mínimas entre 16ºC e 19ºC.Mas ao poucos volta a esquentar pelo oeste com chance de calor na próxima semana.
Com a circulação de nuvens haverá períodos de céu nublado e de melhorias, com chance de garoa em São Gabriel e munípios vizinhos, com chance de chuva forte mas de carater muito isolados.



Chuva acumulada entre 7/2 e 9/2 (dados Defesa Civil, PCD, Inmet):

  • São Francisco de Assis.......................150,0mm
  • Caçapava do Sul - Inmet..................146,0mm
  • Manoel Viana - PCD...........................137,0mm
  • Bossoroca.............................................137,0mm
  • Encruzilhada do Sul............................135,0mm
  • Mariana Pimentel...............................121,0mm
  • São Miguel das Missões.....................120,0mm
  • Erechim................................................119,0mm
  • Augusto Pestana.................................113,0mm
  • Manuel Viana......................................110,2mm
  • Boa Vista do Cadeado.........................110,0mm
  • Alegrete...............................................108,0mm
  • Dom Pedrito........................................107,5mm
  • Chuvisca...............................................105,0mm
  • Julio de Castilhos................................103,0mm
  • Amaral Ferrador................................100,0mm
  • Porto Xavier..........................................98,0mm
  • Cruz Alta................................................96,0mm
  • Canguçu.................................................94,0mm
  • Barra do Quaraí - PCD........................94,0mm
  • Alegrete - Inmet..................................92,2mm
  • Alegrete - PCD.....................................92,0mm
  • Formigueiro...........................................92,0mm
  • Camaquã................................................90,0mm
  • Cruz Alta - Inmet.................................90,0mm
  • Santo Antonio das Missões..................87,0mm
  • Eugênio de Castro.................................85,0mm
  • Rosário do Sul - Climarosul.................82,5mm
  • Rosário do Sul........................................82,0mm
  • São Leopoldo.........................................80,0mm
  • Estância Velha.......................................77,5mm
  • Dom Pedrito - Inmet...........................77,2mm
  • Quaraí - Inmet.....................................76,2mm
  • Rosário do Sul - PCD...........................76,0mm
  • Quaraí....................................................75,0mm
  • Arambaré..............................................75,0mm
  • Três Arroios..........................................75,0mm
  • São Sepé.................................................74,0mm
  • Camaquã - Inmet.................................70,4mm
  • São Vicente do Sul................................70,0mm

  • São Jorge...............................................70,0mm

  • Jaguari....................................................63,0mm

  • São Nicolau.............................................62,0mm

  • Canguçu - Inmet...................................61,0mm

  • Mata........................................................60,0mm
  • Glorinha..................................................60,0mm
  • Campina das Missões............................60,0mm
  • Uruguaiana.............................................59,0mm
  • Vila Nova do Sul.....................................59,0mm
  • Piratini....................................................58,0mm
  • Tupanciretã............................................56,0mm
  • Julio de Castilhos - PCD........................50,0mm
  • São Gabriel - Inmet...............................47,2mm
  • Porto Alegre - Inmet.............................45,2mm
  • Santiago - Inmet....................................44,6mm
  • São Gabriel - PCD..................................44,2mm
  • São Gabriel - Minha casa......................44,0mm
  • Bagé - Inmet...........................................40,0mm
  • Santa Margarida do Sul..........................39,0mm
  • São Martinho da Serr - PCD..................39,0mm
  • Santa Maria - Inmet...............................38,2mm
  • Santana do Livramento - Inmet...........36,0mm
  • Santana do Livramento..........................34,0mm
  • Uruguaiana - PCD...................................34,0mm
  • Jaguarão- Inmet.....................................29,4mm
  • Rio Pardo - Inmet...................................24,8mm
  • Uruguaiana - Inmet...............................20,6mm

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Baixa pressão traz chuva e alerta

O avanço de um sistema de baixa pressão pelo oeste do estado ontem apartir da noite.Os maiores acumulados ficaram no oeste e parte central do estado, mas o sistema de baixa traz alerta hoje para o norte, leste e sul do estado.O aprofundamento do sistema forma um ciclone, de origem divergente pelos modelos, que vai se formar ao sul do Chuí.
Prossegue o alerta de vento mais forte fica entre o departamento de Rocha no Uruguai até o litoral gaúcho, que pode ter ventos de até 60km/h com alguma agitação marítima.Mas o alerta maior é para chuva intensa.
A umidade alta e o cenário instável no entanto podem trazer temprais muito isolados na tarde de hoje.Com risco até mesmo no oeste onde as temperaturas sobem mais devido a menor cobertura de nuvens e o sol pode aparecer durante alguns momentos.


Avanço de instabilidade na noite de ontem


Imagem de satélite com raios na madrugada.As 4h estação do Inmet em São Gabriel registrou 17mm

Chuva acumulada (dados Defesa Civil, Inmet, blog, PCD):

  • São Francisco de Assis........................135,0mm
  • Alegrete................................................104,0mm
  • Barra do Quaraí - PCD..........................91,0mm
  • Alegrete - Inmet....................................88,2mm
  • Estância Velha........................................77,5mm
  • Quaraí......................................................75,0mm
  • São Sepé..................................................64,0mm
  • Rosário do Sul.........................................62,0mm
  • Rosário do Sul - PCD.............................56,0mm
  • São Gabriel - Inmet...............................45,6mm
  • São Gabriel - Blog...................................42,0mm
  • Vila Nova do Sul.....................................40,0mm
  • Santana do Livramento.........................35,4mm
  • Santa Margarida do Sul.........................30,0mm
  • Santiago - Inmet.....................................28,6mm
  • Canguçu - Inmet.....................................21,0mm
  • Uruguaiana - Inmet................................16,8mm
  • Bagé - Inmet...........................................16,0mm

A circulação de umidade do ciclone deve trazer pancadas de chuva isoladas amanhã para o RS, com uma pequena chance de temporais isolados.A temperatura sofre uma queda de até 6ºC nos próximos dias com máximas ficando entre 27ºC e 29ºC e mínimas de 16ºC a 19ºC aqui na região.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Risco de tempestades em cenário divergente

O cenário se torna de risco apartir de amanhã com o avanço de um sistema de baixa pressão, sobre o estado do Rio Grande do Sul.Adverte-se sobre o risco de temporais com granizo e vento e de altos acumulados pluviométricos.
Na região de São Gabriel a temperatura segue entorno dos 30ºC aos 32ºC e com mínimas entre 18ºC e 22ºC na terça e na quarta.Com risco de temporais e chuva forte.

Cirrus no céus de São Gabriel nesta tarde vem de áreas de instabilidade que traziam chuva forte na região de Paraná na Argentina no começo da tarde. Por aqui pressão já esta em queda.

---------------------------------------------------------------------------------------
Bom, a previsão se torna mais complicada quanto a região aonde devem ocorrer os maiores acumulados.Quanto a isso o GFS na saída desta madrugada indicava os maiores acumulados numa faixa desde Uruguaiana a Camaquã incluindo São Gabriel, onde se projetava mais de 40mm.

Saída das 00Z
Mas na última saída do GFS, os maiores acumulados ficaram no oeste do Uruguai na região de Salta onde o modelo projeta 100mm.A mesma saída projeta mais de 60mm na região metropolitana, onde a cidade de São Leopoldo foi castigada com mais de 120mm neste domingo.
Ainda o modelos europeu indicava chuva mais forte no oeste do Rio Grande do Sul.

Sobre a trajetória o modelo GFS indica uma rota totalmente atípica com o sistema se deslocando em direção ao Rio da Prata com um possível centro quente (transição subtropical ou tropical).

Mas o europeu indica um sistema comum sem nenhuma rota atípica com deslocamento para o mar.

----------------------------------------------------------------------------------------

No geral haverá advenção de ar bastante úmido desde áreas amazonicas pelo sistema, qual já provoca convecção forte sobre pode trazer chuva forte inclusive em áreas da Campanha aonde a estiagem é maior.
A tendência é de o modelo europeu se aproxime mais da realidade, pois vem mantendo em algumas rodadas chuva maior.
Com formação de um ciclone que o ETA coloca com pressão de 998hPa.Adverte-se para o risco de rajadas forte no litoral e de risco de granizo como já comentado.

Post pode ser atualizado conforme evolução do cenário.

O dito popular acertou

O fim de semana foi de Rodeio Crioulo na sede campestre do GTC Caiboaté em São Gabriel.E como o dito popular "em rodeio no Caiboaté sempre chove", as nuvens marcaram presença no sábado junto com chuva no norte do município de São Gabriel e em Vila Nova do Sul.
O sábado marcado pela alta umidade e por um cenário instável devido uma massa de ar quente e tropical trouxe formações convectivas na região.
Em Vila Nova do Sul a chuva veio forte por volta das 17h, no distrito de Laranjeira no local onde me encontrava choveu 17,5mm, mas houve pontos em que choveu 46mm, com acumulados mais altos em alguns locais o que causou um aumento rápido do nível da água no Arroio Laranjeira que faz divisa com o município de Santa Margarida do Sul.

Fotos do núcleo que trouxe a chuva:
Imagem de radar mostra núcleo em Vila Nova do Sul (circulado) e precitação em parte de São Gabriel em ponto de refletividade a oeste da área demarcada

Em São Gabriel tanto na cidade quanto em grande parte do município não choveu, mas em áreas dos distritos distritos de Tiarajú e Cantagalo choveu.A convecção ao norte da cidade pode ser vista na foto abaixo de Marcelo Ribeiro do Blog Caderno 7

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Instabilidade predomina por no mínimo 6 dias

O avanço de uma frente fria pelo mar, um sistema de baixa sobre a Argentina e a presença de ar quente e úmido de origem tropical gera um cenário de instabilidade que dura até pelo menos a próxima quinta-feira.
A instabilidade já se ativou ontem pela tarde, trazendo chuva em parte da cidade de São Gabriel, mas a instabilidade acabou se desentensificando.
Pela noite novas áreas trouxeram chuva entre Santiago, Rosário do Sul, Cacequi e Livramento.Em Alegrete os acumulados chegaram a 14mm.O núcleo trouxe trovoadas e raios, mas não atingiu São Gabriel.
Nos próximos dias o tempo não firma.Segue o risco de temporais isolados e aguaceiros em todo estado, no norte do estado adverte-se para o risco de chuva forte e elevados volumes de chuva, que pela última saída do modelo GFS podem chegar a 150mm desde o norte do RS.
Na segunda massa de ar mais seca avança pela Argentina e pelo Uruguai, melhorando o tempo em áreas do território gaúcho.
Na terça um sistema de baixa avança pelo RS dando origem a um ciclone extra-tropical.
As temperatura segue elevadas com sensação de abamento aqui na região de São Gabriel.Com mínimas entre 18ºC e 20ºC e máximas entre 27ºC e 33ºC.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ar seco derruba temperaturas antes da volta da instabilidade

O avanço de uma massa de ar seco associada a um centro de alta pressão, derrubou as temperaturas em todo estado do Rio Grande do Sul.Pela primeira vez no ano a temperatura baixou dos 20ºC em São Gabriel, a mínima hoje na cidade foi de 16,8ºC.
No Uruguai também houve uma queda de temperatura, mas muito mais acentuada que aqui no RS.Chegando marcas até um dígito.
  • Flórida.................8,2ºC
  • Durazno...............9,2ºC
  • Punta del Este...11,0ºC
  • Motivedéu..........13,0ºC

No RS o ar seco não derrubou tanto as temperaturas, mas trouxe ar mais freco a vento sudeste.

  • Bagé....................12,2ºC
  • Livramento........13,2ºC
  • Chuí.....................14,1ºC
  • Jaguarão.............14,2ºC
  • Canguçu..............14,4ºC
  • São Gabriel.........16,8ºC
  • Porto Alegre.......19,2ºC
O mês de Janeiro que terminou a pouco foi marcada pelo calor e pela presença de ar tropical que manteve as pancadas de chuva todos os dias em praticamento todo estado.Em Porto Alegre assim como em São Gabriel a temperatura mínima não baixou dos 20ºC, na capital este foi o janeiro mais quente desde que começaram as medições.No litoral norte foi o janeiro mais quente em 73 anos.Em São Gabriel a média de temperatura ficou em íncriveis 27ºC, com média de umidade em 70%.As pancadas que ocorreram neste mês aliviaram a seca na reigão de Bagé e na Campanha gaúcha, mas não reverteram o quadro.Esta semana a vizinha Rosário do Sul decretou situação de emergêncaia se juntando a outras 14 cidades.Houve queda de granizo duas vezes neste janeiro em Vila Nova do Sul, onde em apenas um dia alguns pontos registraram 100mm.
O La Niña prossegue no Pacífico o que vai influenciar o começo de inverno.A ''menina" no Pacífico mantém a irregularidade nas chuvas e pode permitir a incurssão de fortes massas de ar seco que podem baixar as temperaturas, mas ao mesmo tempo a presença de períodos com maior umidade podem trazer chuva abundantes em alguns locais, com risco de temporais fortes.Em regra o calor prossegue com possibilidade de marcas altas.

Janeiro de 2010 - Estação Inmet de São Gabriel
Chuva acumulada : 118mm
Umidade média : 70%
Temperatura média : 27ºC
Temperatura máxima registrada : 38ºC dia 17 (com o termometro de rua batendo 40ºC)Tempertaura mínima registrada : 20ºC

Estações do INMET - Janeiro de 2011
Chuva acumulada
Média de temperatura

Maior temperatura registrada
Menor temperatura registrada

O ar seco perde força apartir desta quinta-feira e massa de ar tropical avança novamente para o RS, trazendo calor e umidade.Retornam as pancadas de chuva apartir do oeste e norte.
As temperatura sobem principalmente no oeste, ultrapassando os 35ºC e podendo até alcançar os 38ºC em alguns pontos, inclusive em São Gabriel.
As pancadas retornam enquanto uma frente fria avança pelo província de Buenos Aires. O sistema frontal avança para o norte podendo trazer temporais com vento e granizo, mas o sistema não chega a ser intenso e ao avançar para o RS entre sexta e sábado traz pancadas de chuva que podem ser intensas e até mesmo temporais.São Gabriel e região não estão livres de aguaceiros e eventuais temporais com rajadas de vento. Em Uruguaiana a presença de um sistema de baixa na Argentina deve trazer acumulados maiores.
No sábado e domingo a frente se intensifica e pode chover forte na região da Campanha com o reforço de um sistema de baixa pressão.Pode chover até 30mm entre o centro do Uruguai e o centro gaúcho.Novamente pode ocorrer temporais e em via de regra nenhuma região gaúcha esta livre de tempo severo.
Para São Gabriel e região o GFS indica cerca de 30mm, mas pode chover mais em alguns pontos e menos em outros locais.As temperaturas segue entorno dos 30ºC com sensação de abafamento ao longo do fim de semana.
A instabilidade deve durar até o dia 10, com chance de chuva em todas as regiões gaúchas.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pequena trégua

Ontem a aproximação de uma frente fria favoreceu pancadas intensas na tarde de ontem.Em Vila Nova do Sul a chuva acumulou 25mm, em Santa Margarida do Sul o acumulado foi de 5mm.Em São Gabriel pela tarde de ontem em cerca de 4min foram 6mm aqui no pluviometro do blog, na estação do Inmet no lado leste da cidade a chuva totalizou 11,4mm.Por volta das 19h novas nuvens de chuva trouxeram chuva para o interior do município junto com vento de 40km/h que foi registrado na estação do Inmet.
Imagem de radar mostra chuva em São Gabriel
Instabilidades isoladas na tarde de ontem
O avanço da frente desde ontem pela Argentina trouxe chuva em valores altissimos para Mortero em Córdoba, onde choveu 180mm em duas horas.Ainda na província de Córdoba um tornado atingiu Rio Primero.
Imagem do radar na hora do tornado em Rio Primero
Em Bagé houve vento de 90km/h, a estação do Inmet registrou 24mm, mas em alguns pontos choveu mais.
A presença de ar mais seco amanhã,inibe a formação de nuvens de chuva.A umidade mais baixa não deixa a temperatura subir mais de 32ºC amnhã aqui na região.
Na sexta a umidade retorna e aumenta a sensação de abafamento.As marcas na região podem chegar aos 34ºC e a mínima deve ficar en torno dos 20ºC.
No fim de semana uma nova frente fria avança pela Argentina e pelo Uruguai, trazendo chuva no começo da próxima semana para o RS.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...