Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Frente fria passa e cai a temperatura

O dia de ontem foi de calor em todo em todo Rio Grande do Sul, porém aqui na região a temperatura não subiu como na segunda-feira. Em Santa Rosa ocorreu a maior temperatura do dia, regitrados na estação particular do parceiro Ilson Tessaro, os 38,5ºC vieram a igualar a máxima doano registrada aqui e São Gabriel no mês de março.
Máximas de ontem:


No final da tarde, fortes áreas de instabilidade explodiram na Argentina, chegando algumas ao caráter supercelular. A imagem abaixo registrada por Lucas da cidade argentina de Zarate, mostra uma supercélula com potencial tornádico:


A frente fria que trouxe granizo e vento para os países vizinhos acabou perdendo a força, porém ainda trouxe 20mm de chuva para Santana do Livramento e vento para diversas cidades gaúchas.Destacando-se o s 87km/h registrados em Cruz Alta. No entanto área mais forte avançou sobre Pelotas, trazendo esta nuvem-rolo (imagens de Gabriela Lameu):



Em São Gabriel o vento pela manhã foi de 47,5km/h e a chuva foi de apenas 1,6mm. A frente fria está associada a um ciclone que se forma na costa sul do RS, tendo este sistema a chance de provocar vento de até 90km/h no litoral gaúcho. A previsão de ondas do Cptec (abaixo) projeta ondas entre 1m e 2m no litoral e superiores a 2m em alto mar.



No entanto o vento sopra forte de sul após a passagem da frente, pois ar mais frio avança trazendo uma queda temperatura mais acentuada. A mínima de hoje deve ser registrada pela noite, e a temperatura vai baixar dos 10ºC no sul gaúcho e na Serra do RS e de SC.


Previsão do Cptec:



Fonte: Metsul, Cliamtempo, Inmet, NOAA, Cptec/Inpe

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Frente fria chega amanhã, antes mais calor

O dia de ontem foi de muito calor no Rio Grande do Sul (abaixo as máximas):


E como foi comentado ocorreram pancadas de chuvas até fortes, no caso de Bagé onde houve vento que trouxe danos. Hoje ainda segue a chance de pancadas de chuva fortes, formadas apartir do calor e da umidade.
A temperatura segue alta com chance de até 39ºC nas áreas mais quentes do estado, mas o calorão tem data para acabar. Amanhã uma nova frente fria avança, trazendo chuva e chance de tempestades. O sistema chega mais intenso ao Sul e Campanha gaúcha, onde a chance de temporais e chuva forte é maior.
A NOAA (Serviço Meteorológico Americano) advetiu em seu boletim diário, para o risco alto de temporais na Argentina e no Uruguai. A frente terá um grande gradiente térmico, com o avanço de ar frio em sua retaguarda. Pode-se formar uma linha de tempestades nos países vizinhos segundo a análise norte-americana.



Fonte: Metsul, Cptec/Inpe, Climatempo, NOAA

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Calorão se intensifica

A temperatura que foi de 37,3ºC ontem em Campo Bom, deve ser mais alta hoje no Rio Grande do Sul.Espera-se marcas de até 38ºC em áreas tradicionalmente quentes, e devido a umidade mais alta a sensação de abafamento vai ser muito alta.


Modelo ETA do Cptec, indica muito calor principalmente no oeste gaúcho


O vento norte transporta ar mais quente para o Rio Grande do Sul e a mínima hoje não baixou dos 21,1ºC em São Gabriel. Porém existem previsões de que a temperatura não baixe dos 24ºC amanhã, sendo uma tarde típica de pré-frontal com chance de até 40ºC em algumas áreas.
Hoje no entanto a disposição de umidade pode formar núcleos isolados de chuva, o mesmo que pode se repetir amanhã.

Na quarta-feira (mapa abaixo) uma nova frente fria avança sobre o RS e traz chuva mais forte para o sul gaúcho. O sistema que traz ar mais frio na retaguarda pode provocar temporais isolados.

A temperatura cai após a passagem da frente, e pode baixar dos 10ºC no sul e na serra do RS e de SC. Mas volta a esquentar pela tarde e deve fazer 30ºC no fim de semana.

Previsão Cptec:
Fonte: Metsul, Climatempo, Inmet, NOAA, Gruma, Cptec/Inpe

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Calor retorna forte

A temperatura sobe bastante neste próximo fim de semana, e já nesta sexta-feira o vento vira norte e o transporte de ar quente. A temperatura já pode passar dos 33ºC no oeste gaúcho neste fim de semana, e as mínimas também irão aumentar.
O tempo no Rio Grande do Sul fica seco e com umidade baixa.Mas na área de Buenos Aires pode chover nos próximos dias, com a formação de áreas de instabilidade no país vizinho.
A temperatura deve subir ainda mais na primeira metade da próxima semana, quando se instala um quadro pré-frontal. Com isto a máxima sobe bastante causando um desconforte térmico, já que a sensação de calor deve passar dos quarante graus Celsius.


Projeção do ETA, modelo do Cptec, indica máximas de 39ºC na Campanha e Oeste gaúcho incluindo área de São Gabriel:

Porém na quarta-feira uma nova frente já alcança a fronteira com o Uruguai, trazendo chuva e possibilidade de temporais isolados. Mas a frente fria deve perder um pouco de força ao avançar ao longo do estado e os acumulados não devem ser muito altos segundo as atuais previsões.


Previsão do Cptec:


Fonte : Metsul, NOAA, Cptec/Inpe, Inmet, Climatempo

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ontem pluma de cinzas, hoje ascenção das temperaturas

Ontem uma pluma de cinzas vulcânicas provocou cancelamento temporário do voos no área do Rio da Prata, e pode ser notada em Santana do Livramento aqui no Rio Grande do Sul.As cinzas que já se deslocaram para o mar eram pouco densas e estavam em baixa altitude, abaixo imagem do canal vísivel que mostra as cinzas sobre o mar:



A máxima de ontem em São Gabriel foi registrada na Estação do Instituto Nacional de Meteorologia, onde fez 28,3ºC. Porém hoje a temperatura segue em ascenção apesar do ar seco, e assim deve ser ao longo dos próximos dias quando faz calor.

A chuva que totalizou 59,6mm em São Gabriel e 65mm em Vila Nova do Sul serviu para terminar com o período de tempo seco que durava mais de uma semana. O centro de baixa que intensificou a chuva sobre a Campanha Gaúcha se deslocou para o mar, e ar mais seco se instalou.O gradiente térmico deve aumentar hoje, tendo feito 15,1ºC hoje pelo amanhecer aqui em São Gabriel, e a máxima deve beirar os 30ºC.

A chuva deve vir apartir da segunda metade da próxima semana, ficando a instabilidade apenas nas províncias centrais da Argentina ao longo dos próximos dias.


Previsão Cptec:



Fonte : Metsul, NOAA, Cptec/Inpe, Inmet, Cliamtempo

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Frente fria instabiliza o tempo

Uma nova frente fria avançou apartir da madrugada de hoje sobre o Rio Grande do Sul. O sistema meteorológico é de fraca intensidade e vai trazer pouca chuva, mas locais isolados podem ter pancadas fortes com acumulados maiores. Porém um centro baixa pressão deve reforçar a instabilidade apartir da tarde de hoje, trazendo maiores acumulados para o sul e campanha rio-grandeses. A pressão cai para a casa dos 1002hPa e amanhã um ciclone deve se formar no litoral.



Instabilidade sobre o RS deve se intensificar, e Paraná deve ter chance de temporais isolados


Porém a temperatura mínima apartir de amanhã tem uma pequena queda e o ar fica seco em grande parte da semana, mas faz calor pela tarde. A temperatura deve subir a partir de quarta-feira, com o avanço maior de ar quente pelo interior do continente. Assim como na úlitma semana o oeste e o norte devem registrar temperaturas mais altas, enquanto no oeste as marcas não sobem tanto.

Previsão do Cptec:
Ontem apesar da cobertura de nuvens a temperatura subiu e fez 26,4ºC em São Gabriel, devido a umidade houve sensação de abafamento desde a manhã, pois a mínima não baixou dos 20ºC.
Até agora, nesta segunda o acumulado em São Gabriel é de apenas 4,2mm, com chuva fraca.


Fonte : Metsul, NOAA, Cptec/Inpe, Inmet, Climatempo

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Esquenta e vem instabilidade

Os dois últimos dias foram de calor em São Gabriel com máximas passando dos 30ºC ( quarta: 30,5ºC/ quinta: 31,6ºC) e hoje a temperatura segue acima dos 30ºC. Mas no fim de semana esquenta mais com o possibilidade de 35ºC aqui em São Gabriel.
Porém uma frente fria avança apartir de hoje sobre a Argentina, na dianteira do sistema deve ser formar uma linha de instabilidade, o que fez a NOAA alertar para a chance de tempo severo no país vizinho. A frente chega ao Rio Grande do Sul na segunda-feira, quando pode trazer chuva forte de forma localizada, no entanto a área mais forte deve passar pelo oeste catarinense trazendo chuva forte.

Já no domingo no entanto espera-se pancadas isoladas nas áreas de fronteira sul e oeste, devido a aproximação da instabilidade.

Projeção da NOAA mostra linha de instabilidade na dianteira da frente fria:

A próxima semana tende a ser quente com máximas chegando aos 30ºC e com manhãs mais agradáveis na casa dos 15ºC. Mas uma nova frente fria deve avançar na próxima sexta-feira.


Previsão do Cptec:


Fonte: Mestul, Climatempo, NOAA, Cptec/Inpe, Inmet

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Frizinho de primavera antecede ascenção térmica

Ar frio voltou a avançar sobre o Rio Grande do Sul nesta semana. Após instabilidade na segunda-feira, esfriou e Bagé teve 6,1ºC (em estação particula de Vitor Vieira).

São Gabriel teve como mínima 11,8ºC, ocorridos na Estação do Inmet. Na Estação Davis particular, foram registrados 12,6ºC.


Ar frio nesta época, assim como atualmemte, tende a ser marítimo


No entanto pela tarde o ar seco permite um rápio aquecimento, sendo que este tende a aumentar ao longo dos próximos dias. A máxima no fim de semana pode ultrapassar os 30ºC aqui em São Gabriel. A umidade será um fator de alerta para a região, já que estará muito baixa e o índice ultravioleta deve estar alto, podendo causar insolação e fadiga.

No entanto uma nova frente chega na segunda-feira, com chance de pancadas fortes e temporais isolados. O sistema deve ter porém sua máxima atividade sobre território argentino, onde o fluxo de ar quente será maior intensificando a frente. A NOAA (Serviço Meteorológico Americano) alerta para tempestades nas províncias argentina de La Pampa e Buenos Aires.


Previsão Cptec:
Fonte: Metsul, Cptec/Inpe, NOAA, Climatempo

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Feriado de tempo bom

Hoje nesta segunda áreas de instabilidade na Argentina trazem nebulosidade maior para o Rio Grande do Sul, no entanto existe uma chance de chua rápida na tarde e começo da noite de hoje. Porém em diversas áreas sequer deve chover.
Amanhã o tempo melhora e o sol aparece com poucas nuvens. A temperatura cai um pouco, mas pela tarde volta a se aproximar dos 25ºC. Ao longo da semana a temperatura vai se elevando de forma gradual.
Chuva mais forte deve vir a ocorrer no próximo fim de semana, entre os dias 19 e 22.

Previsão do Cptec:
------------------

Para o sudeste brasileiro o Cptec alerta para a chuva, projeção do modelo ETA do Cptec (abaixo), mostra altos acumulados entre hoje e amanhã.
Devido ao avanço de um centro de baixa pressão que deve se aprofundar no litoral, a instabilidade que já predomina desde ontem, volta a se intensificar.
Os órgãos de meteorologia alertam para altos acumulados que podem causar inundações e deslizamentos na Serra Geral e na Serra da Mantiqueira. Ainda pode ocorrer ressaca no litoral da região devido a circulação da área de baixa pressão.


Fonte : Metsul, Cpetec/Inpe, NOAA, Inmet, Climatempo

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ar seco e provável instabilidade

A frente fria desta quarta-feira trouxe 29,2mm para São Gabriel e vento de 59km/h na estação do Inmet daqui da cidade. Em Santa Maria e São Sepé o vento causou queda de postes no fim da tarde de quarta.
Como foi adiantado no post anterior deveria fazer muito calor na quarta-feira, o que se confirmou. Em Santa Maria a Base Área registrou 38,7ºC, aqui em São Gabriel a máxima foi de 36,1ºC
Porém agora ar mais seco melhora o tempo e não chove no sul e oeste do estado. Hoje inclusive foi regitrado 13ºC na Estação Davis de São Gabriel. Porém em Bagé o parceiro do blog, Vitor Vieira, registrou 7,3ºC em sua estação particular.

O vento de sul trouxe um pouco de cinzas do vulcão Puyehue que estavam sobre a Argentina, para o Rio Grande do Sul, mas desta as cinzas estão em baixos níveis atmosféricos. Porém aqui em São Gabriel ainda não foi notado qualquer indicativo de cinzas no céu.
Segundo pesquisas o complexo Córdon-Caulle (onde fica o Puyehue) já liberou desde junho cerca de 1,46 bilhão de metros cúbicos de cinzas, o que equivale a 925 toneladas de material vulcânico.

No entanto a melhoria tem dia para terminar, no domingo cidades do norte, noroeste já podem ter (chuva com é representando no mapa abaixo). A chuva deve se generalizar na segunda-feira segundo as projeções, e pode chover mais forte com altos acumulados no norte gaúcho. A instabilidade associada a um centro de baixa avançaria apartir de domingo sobre o estado.




Previsão do Cptec:



Fonte : Metsul Meteorologia, NOAA, Cptec/Inpe, Inmet

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Frente se aproxima e com risco

Uma frente fria ''explodiu'' em atividade ontem sobre a Argentina. A apoximação do ar frio apartir do sul serviu como fonte de levantamento para as tempestades que formaram uma forte linha de instabilidade.
Choveu forte em diversas áreas com queda de granizo grande e até acumulativo em alguns locais do país vizinho, além do vento que também foi forte e causou quedas de árvores e destelhamentos. Tempestades supercélulares se formaram, sendo estas capazes de gerar tornados, mas não se tem noticias se algum ocorreu.



Hoje a frente fria se encontra sobre o Uruguai, o sistema deve avançar para o RS apartir do fim da tarde. Mas antes o fluxo de ar quente do norte aumenta bastante e o existe a chance de temporais isolados. Pode ocorrer queda de granizo e vendavais no sul e oeste gaúcho nesta quarta-feira. Sendo que o Cptec alerta para esta possibilidade:


------------------------------
Estado de Atenção


Na noite de quarta-feira (09/11) voltará a ocorrer temporal no oeste do RS. Além de chuva forte e rajadas de vento não se descarga queda isolada de granizo. Esta instabilidade deverá persistir na madrugada da quinta-feira (10/11), atingindo também áreas do centro e sul do Estado. Ao longo deste dia, a condição de temporais deverá se estender para as demais áreas do RS (incluindo a capital), sul, região serrana e oeste de SC, oeste e sudoeste do PR e sul de MS.
-------------------------------

Projeções colocam calor forte e vento norte nesta tarde de quarta-feira, com inclusive mais de 36ºC. No entanto a presença de nuvens altas (cirrus) pode atrapalhar um pouco o aquecimento da tarde.
A instabilidade se generaliza mais amanhã e pode chover forte, apesar da frente fria perder um pouco de força. A temperatura deve cair um pouco no fim de semana, principalmente no amanhecer.


Previsão Cptec:

Fonte : Cptec/Inpe, Metsul, NOAA, SMN-Arg, Gruma, Inmet

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Movimento nos céus



Ontem a presença de ar muito quente associado a umidade provocoram pancadas isoladas de chuva. Áreas de instabilidade se formaram devido a convecção, trazendo chuva para São Gabriel e região.


Ontem São Gabriel teve a maior temperatura do Rio Grande do Sul, com 34,4ºC no Inmet. A Estação Davis particular registrou 33,6ºC aqui na cidade ontem.


Nesta segunda o calor diminui devido ao ar mais frio sobre o mar, porém ainda faz 30ºC. Amanhã o calor será mais forte com máximas de até 34ºC, a mínima fica na casa dos 15ºC. Porém na quarta-feira existem projeções de até 38ºC no centro-oeste gaúcho, e não se pode descartar esta marca, pois o fluxo de ar quente vai ser grande antecedendo uma nova frente fria. O vento norte deve voltar a soprarf no estado gaúcho.


Previsão Cptec:


--------------------------------------------

No entato as frente fria não deve ser o único movimento nos céus nesta semana. Hoje um asteróide de 400 metros de diâmetro descoberto em 2005, vai passar os mais perto da Terra desde sua descoberta. O objeto espacial não será vísivel ém céu brasileiro e sua máxima aproximação será às 21h 28min, ficando a 325 mil quilometros da Terra numa distância menor que a da Lua e o nosso planeta. Segundo a Nasa não existem chances de colisão nem com a Terra nem com a Lua.

Imagem do asteróide



No entanto o asteróide não será o único objeto perceptível nesta noite. A sonda Phobos destinada a Marte será lançada hoje as 18h 16 min no Horário de Brasília. Sendo que a queima dos foguetes que irão direcionar a órbita do objeto, serão ativados nas 20 h 55min quando a sonda estiver sobre o Paraná. A queima dos foguetes será vísivel aos brasileiros e a segunda queima dos foguetes projetada para 23h e 02min será melhor vísivel para a área Amazônica.




Fontes : Metsul Meteorologia, Cptec/Inpe, SMN-ARG, Nasa, Apolo 11, Inmet

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Vem o primeiro calorão da primavera


A primeira ainda não teve dias de muito calor, que tendem a ficar mais frequentes, e que se comuns nesta estação do ano. Mas nos próximos dias existe a promessa de muito calor.
Ontem a máxima do estado foi registrada na Estação Particular do parceiro de Santa Rosa, Ilson Tesssaro, onde fez 28,9ºC. No Inmet de São Gabriel a máxima só não foi maior devido a cobertura de nuvens, mesmo assim chegou a 28,1ºC.

Instabilidade que se formou na Argentina hoje pode trazer pancadas de chuva no fim de semana no estado gaúcho. O calor associado a umidade pode trazer temporais típicos de verão de forma muito isolada.

Entre sábado e quarta-feira o Rio Grande do Sul deve ter máximas superiores a 30ºC, sendo que existem projeções de até 38ºC no oeste gaúcho na terça e na quarta-feira.



A instabilidade que se mantem no fim de semana com chance de pancadas, cessa no começo da próxima semana. No entanto uma frente fria deve avançar intensa com chance de temporais na próxima quinta, ar encontrar ar muito quente a frente pode trazer prejuízos.


Previsão Cptec:


Fonte : Metsul, Cptec/Inpe, Inmet, NOAA, NCEP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...