Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Frente fria e chuva forte

O avanço de uma frente fria gerou um cenário propício para a formação de tempestades, que avançaram da Argentina para o Uruguai e Rio Grande do Sul

Tanto que nesta madrugada caiu granizo e houve vento em Bagé, cuja cidade já registra chuva superior a 100mm. De lá o parceiro do blog, João Vitor, informou um acumulado de 140mm em sua estação.

No final desta manhã se formou uma linha de tempestades, que trouxe vento de 90km/h para Uruguaiana. Ainda em Uruguai um carro foi empurrado para fora da pista devido a força do vento.A linha chegou em São Gabriel por volta das 13h, com chuva forte e vento de 48km/h.Com as pancadas da manhã, o acumulado na cidade é de 28,4mm, mas deve aumentar.


As previsões colocam a instabilidade perdurando toda esta quarta-feira, com a formação de uma nova linha de instabilidade na madrugada desta quinta-feira.

Inclusive a NOAA vem apontando isto em sua discussão:

A chance de tempo severo segue em todo estado segundo a Metsul, e os acumulados neste período de instabilidade será maior no sul gaúcho.Mas a melhoria já retorna a apartir da noite de quinta-feira, com ar mais seco e frio na manhã de sexta, trazendo temperaturas mais baixas para a Campanha Gaúcha.

Fonte : NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Metsul, Somar Meteorologia, Correio do Povo

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cenário da semana exige atenção



A instabilidade de sábado associada a Zona de Convergência do Altlântico Sul, que atuou sobre Paraná e Santa Catarina, trouxe chuva de 40mm para Vila Nova do Sul.
Aqui em São Gabriel foram apenas 9mm, mas espera-se mais chuva para esta semana.
A manhã que começou mais fria sobre a presença de ar seco, foi de temperatura mais baixas no sul gaúcho. Com 10,9ºC (em estação particular do parceiro Vitor), Bagé teve a mínima do dia no estado.Aqui em São Gabriel pela manhã fez 15,2ºC. Mas a tarde será quente com a presença de vento norte, e máxima de 34ºC.
O ciclone que impulsionou o ar mais seco sobre o Rio Grande do Sul, deve trazer agitação marítima. Segundo o Cptec, as ondas devem podem alcançar 4 metros no litoral da região Sul e de São Paulo e Rio de Janeiro.
Mas em mar aberto, as ondas poem chegar aos 11 metros de altura:
Agora nesta semana a instabilidade retorna forte, a partir desta terça-feira. Quando o aquecimento pré-frontal trará máximas acima dos 35ºC para o oeste gaúcho.
A instabilidade segundo o Cptec, deve afetar o oeste e o norte do RS. Generalizando-se na quarta-feira com a aproximação de uma nova frente fria.
O sistema frontal deve trazer altos volumes segundo a Metsul, podendo alcançar 200mm em pontos do sul gaúcho:
A chance de tempo severo existe, pois a frente que traz ar mais frio na retaguarda, se chocará com ar quente e adveccção do Jato de Baixos Níveis. Existe a chance de granizo e vendavais.
Previsão Cptec:
Fonte : Metsul, Cptec/Inpe, NOAA, SMN-Arg, Inmet, Gruma

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tempestades de Carnaval (2) - Frente de rajada

O avanço de uma frente fria na terça-feira trouxe chuva mais generalizada para o Rio Grande do Sul. E com o ar quente em sua dianteira, se formaram núcleos convectivos mais fortes no sistema frontal.
Em Uruguaiana a chuva foi de 50mm , mas em diversas áreas do estado a chuva foi pouca. A exemplo de Vila Nova do Sul onde foram apenas 5mm na terça-feira.

E foi em Vila Nova do Sul que uma tempestade avançou após o meio-dia, trazendo chuva e vento. Mas assim como a chuva, foi pouco vento, com rajadas que não alcançaram os 30km/h.
Porém ficam abaixo as imagens da frente de rajada:

Panorâmica da Tempestade (clique para ampliar)

Próximos dias serão de mudanças rápidas

Segundo a NOAA (Serviço Meteorológico Americano), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZACS) vai voltar a atuar. Mas desta vez o aporte de umidade não se dará sobre Minas Gerais e Rio de Janeiro, agora será sobre Paraná e Santa Catarina. E a partir de terça-feira, sobre o estado de São Paulo.
-----------------------
NOTA: COMO EL SACZ SE ESTABLECE EN TODO EL SUDESTE BOLIVIA-
PARAGUAY-SUR DE BRASIL... LA ACTIVIDAD CONVECTIVA A TRAVES DE
SECCIONES MEDIA DE AMERICA DEL SUR SURGIRA A TRAVES DE 72-96 HRS.
A LO LARGO DE LA ZONA DE CONVERGENCIA... ESPERAR CANTIDAD DIARIAS
DE 30-60MM/DIA... CON MAXIMO LOCALIZADO DE 100-150MM COMO MCS SE
DESARROLLARAN DURANTE LA TARDE / MANANA.
------------------------
Em sua discussão (acima) a NOAA, coloca a formação de Sistemas Convectivos de Mesoescala, que são aglomerados de nuvens que geralmente provocar bastante chuva.
Inlcusive o órgão americano não descarta chance de tempo severo, com temporais.
Abaixo projeção para sete dias do modelo da NOAA
------------------------------------------
A presença de ar seco hoje sobre o Rio Grande do Sul, trouxe mínimas mais baixas para o RS. Tendo feito 13,7ºC em Bagé e 14,7ºC em Dom Pedrito.
Aqui em São Gabriel a mínima foi de 16,8ºC, mas assim como ontem a tarde terá temperatura superior aos 30ºC.
O aporte de umidade da ZCAS vai trazer chuva para o norte gaúcho neste final de semana, com acumulados que podem ser altos em áreas isoladas, segundo a Metsul.
O centro-sul do RS deve receber apenas nebulosidade, e principalmente no domingo, quando uma frente fria avança. Porém o sistema frontal não trará chuva.
Na segunda-feira com a passagem da frente fria a temperatura cai no amanhecer, com previsões de 10ºC para a região de Bagé. A tarde no entanto terá um maior aquecimento.
Na terça-feira as previsões colocam o avanço de ar mais quente sobre o RS, com máximas superando os 34ºC no oeste.
Previsão Cptec:
Chuva é muito esperada no norte gaúcho, região onde pouco choveu neste mês de fevereiro

Fonte: Metsul, Cptec/Inpe, NOAA, Inmet, Cliamtempo, Somar

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Tempestades de Carnaval (1) - Show de Mammatus

O dia 19 de fevereiro foi o mais quente de 2012 no Rio Grande do Sul até o presente momento. Com o calor que superou 40ºC em diversas cidades, tempestades se formaram, trazendo belas imagens:
A imagem acima é de Vila Nova do Sul, onde a máxima havia sido de 39,3ºC.
Com o calor e a umidade, uma tempestade se formou a norte da cidade. Rapidamente se foraram cirrus e uma coluna de precipitação em sua base. Mas a tempestades perdeu força.
E graças a dissipação da tempestade, se formaram belas mammatus. Confira mais fotos:.


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Calor extremo dá uma trégua

O calor intenso do domingo, quando diversas cidades gaúchas tiveram 40ºC, dá uma trégua nesta semana.

Aqui em Sao Gabriel, onde a Estação Particular do Jardim das Hortências, registrou 39,2ºC no domingo. A chuva foi de 20,2mm, trazendo um alívio para o campo e queda da temperatura.

Ainda na região, domingo teve máxima de 39,8ºC em Rosário do Sul. E de 39,3ºC em Vila Nova do Sul.



Confira o mapa das máximas no domingo, quandp fez 41ºC em Uruguaiana:
Após o avanço de uma frente fria ontem, a temperatura cai no RS. Porém as máximas ficam na casa dos 30ºC no oeste, com aquecimento gradual ao longo da semana.As mínimas ficam mais baixas com 16ºC no sul gaúcho.

A chuva foi irregular ontem, com 50mm em Uruguiana e 5mm em Vila Nova doSul. Em Porto Alegre, a estação do Inmet, registrou 70,8mm.

Hoje chuva muito isolada pode ocorrer no Oeste e Campanha, mas com volumes muito baixos. Nas demais regiões a chance de chuva é maior, com destaque para o Norte, Região Metropolitana e Litoral.


Previsão Cptec para os próximos dias:

Segundo a Metsul, os modelos voltam a indicar chuva sobre o Rio Grande do Sul no próximo final de semana. Mas com volumes mais altos sobre o norte do estado.


Fonte: Metsul, Cptec/Inpe, Inmet, NOAA, Climatempo

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Atualização - Calor de Carnaval

O calor novamente fez presença no Rio Grande do Sul ontem. Com 40,8ºC em Santa Cruz do Sul, segundo a Metsul Meteorologia.


Máximas no RS ontem. (Fonte : Inmet e Estações Particulares)


O sábado deve ser também um dia de muito calor, com máximas que podem passar os 40ºC em áreas isoladas do oeste e noroeste gaúcho.

Abaixo projeção do modelo Cosmo do Inmet, que indica em vermelho escuro os locais onde deve fazer mais calor.



Enquanto isso na Argentina, área de instabilidade se formaram na madrugada de hoje, podem trazer tempestades fortes e com danos nas regiões de La Pampa, Santa Fé e Buenos Aires. A NOAA ainda alerta para altos volumes de chuva, que podem exceder 100mm.


Tempestades na Argentina



Agora as 11h aqui em São Gabriel já faz 27,7ºC. Devido as nuvens a temperatura até agora não subiu muito, mas pela tarde a ascenção da temperatura será grande.


O domingo vai ser de calor com máximas que segundo a Metsul, podem chegar aos 41ºC em locais tradicionalmente quentes. Aqui na região as previsões colocam máximas entre 37ºC e 40ºC.


Fonte: NOAA, Cptec/Inpe, Inmet, Metsul, Climatempo, Inta, SMN-Arg.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

São Gabriel tem sua noite mais quente de 2012

Os últimos dias tem sido de muito calor no Rio Grande do Sul, tendo feito 39,8ºC na quarta-feira
em Rosário do Sul.

Máximas no RS na quarta-feira (Fonte : Inmet e Estações Particulares)Ontem a temperatura não subiu tanto no RS, pois a instabilidade aumentou a partir da tarde. Houve queda de granizo em Camaquã e chuva em diversas áreas do estado. Porém a instabilidade também manteve as temperaturas altas durante a madrugada, evitando a perda de calor.

Máximas de quinta-feira no RS (Fonte: Inmet e Estações Particulares)

As mínimas foram muito altas em todo Rio Grande do Sul e São Gabriel teve a noite mais quente do ano, com mínima de 25,5ºC. Ontem às 23h a temperatura inclusive havia subido de 29,3ºC para 30,2ºC.
Santa Maria, Rio Grande e Bagé também tiveram mínimas de 25ºC.

A temperatura já deve alcançar os 30ºC em grande parte do RS, por volta das 10h desta manhã. Temperaturas de 40ºC são projetadas, pelo modelo Cosmo do Inmet, numa faixa central do RS na tarde de hoje.

A chance de pancadas nesta sexta existe segundo a Metsul e o ar quente deve favorecer uma perda maior de umidade do solo nos próximos dias...



... Mas a chuva volta a cair na próxima semana, com o avanço de uma frente fria. As projeções da NOAA (Serviço Meteorológico Americano) projeta altos volumes em uma semana.


Na Argentina a frente fria se ativa hoje, inclusive com a formação de uma linha de instabilidade que pode trazer altos acumulados e tempo severo para a região de La Pampa e Buenos Aires. O alerta da NOAA ainda indica volumes altos de precipitação, com acumulados entre 30 e 60mm nos próximos dois dias. Inclusive com picos de até 100 milimetros-dia no sábado.


Segundo o serviço meteorológico americano, a instabilidade deve ser intensificada com uma forte corrente de vento em baixos níveis atmosféricos. Que trará ar muito quente para o Rio Grande do Sul no final de semana.


A Metsul inclusive não descarta máximas acima dos 40ºC no estado. E as projeções do Climatempo colocam mínimas de 27ºC no oeste gaúcho neste final de semana de Carnaval.A chuva deve chegar já na segunda-feira, com o lento avanço da frente, que será barrada pelo ar quente. A instabilidade mais forte no sul gaúcho deve durar até quinta-feira.


Previsão Cptec:

Fonte: Metsul, NOAA, SMN-Arg, Cptec/Inpe, Inmet, Climatempo, Somar, Weather Wunderground, Metroclima

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Zero Hora.com - Porque São Gabriel deixou de ser a cidade mais quente do estado

Trago agora a reportagem publica no portal do jornal Zero Hora ontem. De autoria do jornalista Elton, a realidade das estações meteorológicas do governo. Onde algumas estações deixam de funcionar, logo numa época onde mais se precisa delas.

Do ZeraHora.com.

--------------------------------------
Até o final de janeiro, a cidade de São Gabriel vinha se destacando como campeã absoluta do calor neste verão no Rio Grande do Sul.

Nos primeiros 42 dias da estação, o município da Campanha registrou as máximas no Estado em 23 (54%). Das cinco temperaturas mais altas do verão, quatro ocorreram em São Gabriel, incluindo os 39,3° registrados em 31 de janeiro e os 39,4°C de 1° de fevereiro, respectivamente a segunda e a terceira maiores marcas até agora, atrás apenas dos 40°C de Campo Bom, em 22 de dezembro, no primeiro dia da estação.

No entanto, desde 2 de fevereiro São Gabriel não aparece mais no ranking das cidades mais quentes do Estado. De repente, a onda de calor sufocante parece ter sido substituída por temperaturas amenas e agradáveis, enquanto as cidades vizinhas seguem torrando sob um sol escaldante, como aconteceu ainda ontem em Uruguaiana e Alegrete.

O que teria acontecido?

  • Uma misteriosa massa de ar polar pairou exatamente e apenas sobre o município, reduzindo as temperaturas?
  • A prefeitura instalou um ar-condicionado gigante que refrescou a cidade inteira?
  • O outono chegou mais cedo?

A resposta verdadeira não é nenhuma dessas alternativas, mas soa tão absurda quanto. Simplesmente, a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na cidade quebrou e parou de coletar os dados.

E continua quebrada, duas semanas depois, deixando no escuro meteorologistas, administradores públicos, órgãos de defesa civil, instituições agrícolas e todos que precisam de dados climáticos confiáveis para realizar seu trabalho.

Seria ruim se o problema fosse só em São Gabriel, mas ele é generalizado. Das 40 estações do Inmet no Estado, 11 estão fora do ar nesta quarta-feira (algumas já há dias), deixando sem registro cidades importantes como Cruz Alta . E mais: todas as estações do Inmet no RS deixaram de apresentar dados às 9h da manhã de hoje.

Vale lembrar que isso acontece em meio a uma grave estiagem que está espalhando prejuízos econômicos por todo o Estado. Vale lembrar também que o Rio Grande do Sul, além de estiagens regulares, está sujeito, o ano inteiro, a eventos climáticos severos, como granizo e vendavais, que poderiam ser melhor identificados e previstos se houvesse um registro confiável dos dados do passado.

A propósito: continua fazendo calor em São Gabriel. Confira os dados obtidos pela estação privada de Murilo Machado Lopes. Não são oficiais (só o Inmet tem essa atribuição no Brasil), mas são a única luz que os meteorologistas gaúchos têm no momento.

A propósito 2: Murilo não é meteorologista profissional, apenas "um fanático pelo assunto", como ele mesmo se descreve. Tão fanático que importou uma estação meteorológica profissional dos EUA e a montou em São Gabriel. Quem sabe seu exemplo não serve de inspiração para o Inmet.

Postado por elton_werb.
----------------------------------------------------------

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Calor segue forte, agora com maior abafamento

A temperatura máxima no Rio Grande do Sul ontem, foi de 38,6°C em Alegrete. Tendo sido registrado 36,7°C aqui em São Gabriel. Confira abaixo as máximas no estado ontem (14/02):

Fonte: Inmet e Estações particulares
A temperatura segue alta hoje, e com um ingresso mais forte de ar quente, ativa áreas de instabilidade no norte gaúcho. As pancadas podem ocorrer também nas demais regiões gaúchas, mas com menor chance. Estas podem trazer inclusive altos acumulados pluviométricos e algum temporal localizado.
No Oeste e região da Campanha, onde a chance de chuva é menor. O aquecimento vai ser grande, com máximas entre 35°C e 39°C, não descartando que possa chegar aos 40°C segundo algumas empresas de previsão.

Previsão Cptec para São Gabriel:
A temperatura mínima fica acima dos 20C em grande parte do RS amanhã, com máximas superando os 32°C. Porém a instabilidade será mais generalizada e a chance de chuva impede uma ascenção maior da temperatura, mas garantindo uma maior sensação de abafamento.

Esta instabilidade perdura até sexta-feira, segundo o Cptec, esperando um final de semana com sol forte e muito calor. Segundo a Metsul, máximas superiores aos 40°C não podem ser descartadas, principalmente em áreas tradicionalmente quentes.
Ainda no final de semana, uma frente fria se ativa na província argentina de Buenos Aires, com alta chance de tempo severo. A NOAA (Serviço Meteorológico Americano) em sua previsão alerta para um forte jato de baixos níveis (1.500m de altitude), que poderia chegar a 100km/h. Os índices de instabilidade nas projeções são altos, assim como a umidade disponível na atmosfera sobre a região que pode ter mais de 150mm.

Instabilidade entre quinta-feira e sexta-feira traria chuva de até 30mm em áreas do sul gaúcho. Em projeção do modelo do Inmet:
--------------------------------------------------
Ontem áreas de instabilidade isoladas trouxeram chuva para a região de Bagé e de Santa Rosa. Na Serra gaúcha, núcleos de convecção mais organizados, trouxeram 40mm em Gramado.


Fonte: NOAA, Metsul, Climatempo, Cpte/Inpe, Inmet, Agritempo, Gustfront, SMN-Arg, Somar

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Nova jornada de calor e chuva. Carnaval de calor.

A semana começa com muito calor no Noroeste e Oeste do Rio Grande do Sul. Ontem sanata Rosa teve uma variação de 28,1ºC ao longo do dia, na Estação do parceiro Ilson Tessaro a mínima de 9,1ºC antecedeu uma máxima de 37,2ºC.

Nesta segunda o calorão ficaria mais restrito ao norte-noroeste (com máximas de até 38ºC), enquanto o resto do estado ficaria entre 30ºC e 35ºC.A partir de terça-feira o ar quente já avançaria mais, pancadas isoladas poderiam ocorrer no Norte e Serra. Mínimas já ficam acima dos 20ºC na região de Uruguaiana e São Borja.
Na quarta-feira as pancadas ocorreriam em grande parte do RS. Com as máximas no oeste e centro ficam entre 33ºC e 39ºC.Na quinta-feira as máxima seguem nas alturas entre 34ºC e 39ºC (com chance de 40ºC em áreas tipicamente quentes).

Pancadas podem vir como temporais na segunda metade de semana segundo a Metsul. Projeções indicam chuva em grande parte do RS na quinta para sexta-feira (abaixo).

As pancadas ocorrem na quinta e na sexta, e o final de semana é projetado com muito calor. Pela Metsul as mínimas ficariam na casa do 24ºC no oeste. As máximas ficariam entre 35ºC e 40ºC (inclusive não descartaria mais de 40ºC no centro-oeste-norte e em locais tradicionalmente quentes destas regiões).

Forte aquecimento que vai trazer temperaturas muito altas, já aparece nesta segunda-feira aqui em São Gabriel. Entre quarta e sexta, o modelo GFS da NOAA, coloca a região como um dos locais mais favoráveis as pancadas de chuva.


Previsão dois dias - Cptec

A temperatura em São Gabriel pode beirar os 40ºC mais uma vez no final de semana.
Mas enquanto o RS torra uma frente fria poderia provocar tempestades na região de Buenos Aires.


Previsão de Chuva em 3 dias - Modelo MBAR do Inmet


As pancadas previstas para a semana já soam como uma continuidade no campo. A umidade no solo já é muito maior no centro-sul gaúcho, onde o pasto nativo já começou a brotar e algumas lavouras tiveram uma contenção nas perdas para a safra..

Fonte: Metsul, Cptec/Inpe, NOAA, Inmet, Agritempo, Climatempo

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Frente passa e ar mais frio avança

A frente fria trouxe variação de nuvens ontem sobre o Rio Grande do Sul, tendo chovido mais forte na divisa com Santa Catarina. Agora ar mais seco e frio avança gradualmente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Hoje já fez 16ºC em Santana do Livramento e 18,6ºC aqui em São Gabriel. Segundo a Metsul a temperatura fica entre 11ºC e 13ºC na Campanha no final de semana e entre 8ºC e 10ºC na Serra do RS. Em Santa Catarina segundo o Climaterrra, a região de Urupema pode ter 6ºC.
Projeção de mínima domingo:
O ar seco acaba garantindo uma grande amplitude térmica, com máximas superando os 30ºC no oeste gaúcho já no final de semana. No entanto após manhãs mais frias, volta a esquentar bastante na próxima semana com o ingresso de ar quente. Com isto as mínimas já voltam para a casa dos 21ºC e as máximas beiram os 38ºC, segundo o Cptec:

As últimas chuvas surtiram efeito, repondo a umidade do solo, que em alguns locais do Oeste e Campanha estava em menos de 20%. O alívio no entanto não foi grande no Norte e Noroeste gaúcho, onde as chuvas vieram em formas de pancadas. Existe previsão de um novo período instável entre dia 15 e 22, porém os maiores acumulados ficaram no centro-sul gaúcho.



A NOAA em sua discussão sobre a América do Sul ontem, diminuiu a chance de a formação de um ciclone subtropical na costa do Brasil e do Uruguai. O ciclone que impulsionou a frente ao encontrar águas mais quente se desprenderia do sistema frontal, e poderia alcançar características subtropicais (centro quente e frio). Porém na previsão do Serviço Americano, o sistema tem agora uma pequena chance de evoluir para um ciclone subtropical.

Modelo do Inmet coloca muita chuva no sudeste nos próximos 3 dias, sobre influência de um cavado e da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Fonte: NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Metsul, Climaterra

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Linha de instabilidade chegou forte

A linha de instabilidade que a NOAA projetava e que foi comentada aqui no TCSG, atingiu a cidade na noite de ontem. Com vento de 48km/h e chuva forte a linha cruzou pela cidade fazendo o dai virar noite.



A previsão para ontem de diversos órgãos , indicava chuva forte e chance de tempestades fortes na Campanha e Oeste gaúcho. E após a nebulosidade do começo da manhã, o sol voltou a aparecer no oeste gaúcho pela tarde.
A temperatura subiu com máxima de 34,8ºC no final da tarde aqui em São Gabriel. Mas antes que pudessem falar em erro da previsão, a linha de instabilidade começou a se ativar na fronteira com o Uruguai.
A linha foi ganhando força ao avançar para norte. Com radar indicando áreas com 65dBz (decibéis) de refletividade, condizente com granizo.


A pressão caiu para 1004hPa em São Gabriel e o vento era norte, quando as Cumuluninbus encobriram o sol. Depois começaram os relâmpagos e o vento chegou com rajadas próxima de 50km/h. A chuva também foi torrencial, mas acabou totalizando apenas 10mmna Estação Davis do TCSG.

A instabilidade da linha trouxe 40mm em apenas uma hora em Pelotas, trazendo acumulados melhores na região de Rio Grande.
Hoje uma frente fria influência o tempo, trazendo variação de nuvens e possiveis pancadas localizadas segundo a Metsul.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...